quinta-feira, 17 de março de 2016

Recomendações para o uso de creme dental com flúor em bebês



Desde 2009, a Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que os pais façam a higiene bucal de seus filhos com cremes dentais com flúor a partir da formação do primeiro dente. A Associação Americana de Pediatria  e a Academia Americana de Pediatria também se manifestaram a favor do uso deste tipo de dentrifício em bebês. No entanto, há pais que ainda ficam receosos ao seguir a orientação pois há o temor de que o creme dental com flúor possa levar à fluorose.

É importante esclarecer aos pacientes que têm filhos pequenos que se o creme dental for utilizado da maneira correta, ele não prejudica a formação dos dentes. A fluorose seria um defeito no esmalte causado pelo excesso de flúor ingerido pela criança. De acordo com os especialistas, uma pequena quantidade de flúor acaba sendo benéfica no processo de formação dos dentes, uma vez que, atua na prevenção contra cáries.

É necessário orientar os pacientes para que eles escolham o creme dental adequado para cada faixa etária. Ao ler o rótulo, o indicado é sempre encontrar produtos que tenham uma concentração de flúor entre 1.000 e 1.500 partes por milhão.

Os pais devem estar atentos à quantidade de creme dental aplicada na escova (que deve ser equivalente ao tamanho de um grão de arroz), à quantidade de flúor presente na composição do creme dental escolhido, ao modelo de escova mais adequado e, sobretudo, se responsabilizar pela escovação dos seus filhos.

É recomendável que os pais busquem um odontopediatra logo que os primeiros dentes começam a se formar. Assim, o profissional poderá orientá-los de acordo com a necessidade e as características de cada criança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário