terça-feira, 14 de agosto de 2018

A importância do Rx na odontologia:



Ao realizar o exame clínico, o cirurgião dentista não consegue examinar inteiramente todos os tecidos da cavidade oral, necessitando assim, de alguns exames complementares, sendo o radiográfico, o principal.

O emprego dos raios x irá fornecer informações sobre os tecidos mineralizados da cavidade oral, tecido ósseo, tecido dentário, anatomia e quantidade de raízes por exemplo. Para isso, existem técnicas radiográficas específicas que podem ser classificadas como intra e extra bucais.
Na imagem consta dois dentes que no exame clínico, muitas vezes, podem não apresentar nenhuma alteração, pois as coroas estão separadas,  e somente com o auxilio do exame complementar (rx) podemos visualizar que as raízes dos dois dentes estão unidas.
 Já pensou tentar tirar um e vir os dois juntos??? 😱😱😱😱 Por isso, nunca me canso de falar para os meus pacientes sobre a importância dos exames complementares para um diagnóstico correto.
Lembrando que na odontologia nao existe somente o Rx, existem diversos tipos de exames complementares para nós auxiliar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário